O mundo anda chato demais


 Andei refletindo em algumas frases que estamos  ouvindo  e lendo diariamente ,   são essas :nossa hoje tudo é racismo, hoje tudo é homofobia, transfobia ,machismo ,que geração fraca ,não se pode mais usar de brincadeiras , as pessoas estão frágeis demais. Bom quando eu vejo pessoas falando isso principalmente nas redes sociais ,vejo o histórico delas ,muitas são brancas classe média alta querendo dizer o que é racismo  para  pobre e preto , muitas querem dizer a um gay o que é ofensivo sendo heterossexual  e pasme querem dizer para uma mulher que  ter medo de ser estuprada é  frescura , muitos querem fazer chacota com transexuais e  mulheres sem ser  apontado como agressivo .   

Mas você pode dizer: ‘‘já sofri muito na vida, já sofri muito bullyng na vida e nem morri ’’. Sabe o que isso significa sobre a dor de outra pessoa? Isso mesmo que você esta pensando: Nada. Não importa se você subiu o monte Everest de joelhos, surfou em cima de um cacto, ou foi marcado com ferro quente, e depois venceu altos desafios isso nunca te dará o direito de  ser inconveniente ,grosso e hostil com outra pessoa .O  Brasil ocupa ocupa primeiro lugar no mundo na morte de homossexuais e transsexuais perdendo apenas para países islâmicos. 

   A cada cinco minutos uma Mulher é estuprada no Brasil, a violência contra mulheres negras cresceu assustadoramente chega a 98 %,para  finalizar  segundo a anistia internacional ,o Brasil é onde mais morrem jovens negros no mundo .Essas são informações documentadas e sérias  ,não são achismos ou meras estatísticas  é a realidade nua e crua de um país que não respeita as minorias .

Isso explica que : Quando um individuo se encontra numa situação onde  sua aceitação social não é plena ,a mesma sociedade quer que ele se comporte de uma maneira que a carga que ele carrega não existisse  ,a mesma sociedade que aponta preconceitos quer que esse não exista .Segundo  o sociólogo   Erving  Goffmam   :

 [...] ele é aconselhado a  corresponder naturalmente ,aceitando naturalmente ,a si mesmo e aos outros ,uma aceitação de si mesmo que nós fomos os primeiros a lhe dar . Assim, permite-se uma aceitação-fantasma ,forneça a base para uma normalidade-fantasma .            (1982,p133).h

      Numa sociedade sadia, nunca será natural ofender, humilhar alguém e o pior tentar convencer essas  pessoas que isso é certo .Para quem gosta de rir e se divertir  as custas das minorias estigmatizadas é só ligar a TV em canal aberto. 

    Recentemente  um  Apresentador de TV  fez piadas sobre a violência contra a mulher,    tratada de maneira séria no Enem de 2015 e  não foi  punido por isso  ao contrario  foi muito aplaudido  ,e quem se indignou levou nome de vitimista. No domingo a tarde tem um programa que relata o negro da favela de forma caricata , com um e dialeto de palavras vazias e repetidas, você pode ver isso nas novelas também parece que o negro da favela nada mais é que uma caricatura engraçada que fala palavras erradas, pode ver também como os gays e transexuais são tratados, sempre como os animadores de plateia, mas não como seres humanos . O mundo não anda chato para você que gosta de fazer chacota  que nunca soube o que é sentir na pele o que é ser uma piada  ,ele continua igual  com as mesmas piadas dessa vez nas redes sociais ,ele continua igual na televisão e continua igual do lado de fora da televisão ,mas o mundo anda chato  para quem tem que engolir em seco opiniões  fora da realidade e fora da vivencia de opressão .


 Os movimentos sociais foram de fundamental importância para  essa onda de   conscientização,é  um trabalho sério e que tem resistido não diria que  que  chegou no seu ápice  ha muito o que conquistar . Por isso fica a reflexão não devemos aceitar como piada o que baixa nossa auto estima ,não devemos aceitar como piada tudo aquilo que fere os direitos humanos  e se o mundo esta chato  para quem esta acostumado a  ferir ,xingar   ,é sinal que nós que condenamos tais atitudes estamos fazendo a coisa certa . 

Comentários

  1. Ótimo texto para refletirmos sobre a inconveniência de muitas pessoas em ainda persistirem com certas piadas, machistas, racistas e homofóbicos não passarão. Parabéns à autora.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de uma desviada

Para quem é empoderador uma Protagonista Negra em Malhação ?

O cabelo Loiro da Beyoncé a torna menos Negra ?